Haddad promete negociação permanente com movimentos e ajuda em convênios do Minha Casa Minha Vida

Nesta terça-feira, 8/01/2013, participamos de uma reunião com o prefeito Fernando Haddad. O encontro de cerca de duas horas contou com a participação dos seguintes representantes dos movimentos de moradia da Cidade de São Paulo: Frente de Luta Por Moradia (FLM) , União dos Movimentos de Moradia (UMM), Movimento de Moradia da Região Central (MMRC) e também da Central de Movimentos Populares (CMP) e o Movimento Nacional da População de Rua.

Levamos nossas reivindicações de que 25 mil unidades das 55 mil moradias, anunciadas durante a campanha, fossem destinadas às famílias cadastradas nos movimentos, ao prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e aos secretários da Habitação, José Floriano de Azevedo Marques Neto,  de Governo, Antonio Donato e a João Antonio de Relações institucionais. Ainda não conseguimos de Haddad a garantia do atendimento desse número. As únicas promessas que obtivemos do prefeito é de manter um canal permanente de negociação com as lideranças dos movimentos de moradia, e que vai ajudar os movimentos na busca por recursos do governo federal para a construção de casas do programa Minha Casa Minha.

Além desse compromisso foi solicitado ao prefeito uma imediata interlocução, junto aos proprietários dos prédios ocupados, para suspensão das reintegrações de posse. Os representantes dos movimentos se comprometeram em encaminhar a relação dos imóveis ocupados até a próxima terça-feira, dia 15/01, para análise da Secretaria de habitação do Município.

Já foi possível perceber alguma mudança na forma de tratamento com os movimentos, tanto na promessa do prefeito de manter um canal permanente de diálogo,  quanto na sua presença na reunião, mas o que os movimentos carecem é da implementação urgente das políticas de habitação para as famílias de baixa renda.

Osmar Borges – (11) 9 8302 8197 – Coordenação Geral da FLM

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *